A endoscopia digestiva alta analisa a parte superior do tubo digestivo, incluindo esôfago, estômago e a porção inicial do duodeno. É um exame eficaz para identificar e por vezes tratar.
A colonoscopia é um exame que investiga alterações ao longo do intestino grosso e no final do intestino delgado. Indicada a partir de 45 anos para prevenção/rastreamento do câncer colorretal, ou quando se suspeita de doenças no intestino grosso ou no reto, como colites, pólipos intestinais, doença inflamatória intestinal ou câncer colorretal.
Se você apresenta algum sintoma como sangramento, dor, alteração da função intestinal, agende uma avaliação.
No dia anterior ao preparo do cólon atente-se para sua hidratação a fim de diminuir os sintomas associados à desidratação: procure ingerir de 3-4 litros de líquidos (água, sucos, chás).
Na semana do exame evite ingerir sementes como as de gergilim, linhaça, chia e maracujá, pois podem prejudicar a qualidade do preparo.
Se você tem o intestino “mais preguiçoso”, tem diagnóstico de constipação, ja teve um exame anterior com preparo insuficiente, não deixe de solicitar preparo especial no momento do agendamento.
Não deixe de agendar uma avaliação prévia com o anestesista a fim de definir quais medicamentos devem ser suspensos ou mantidos durante o preparo. Especial atenção para anticoagulantes e medicamentos para perda de peso.
Arquivos disponíveis em breve.
www.dramariacarolina.com
Copyright © 2023 Dra. Maria Carolina DE MATOS OTONI PEPPE
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Apeppe